O Gerúnido em inglês
O uso do gerúndio em inglês é diferente do português em alguns casos. Ele é muito parecido quando falamos sobre ações acontecendo num dado momento. Por exemplo, no present continuous (ou progressive): I am working now. O present progressive é feito do verb to be no simple present (am/is/are) seguido do verbo principal com ing. "am studying", "is studying", "are studying".
Vale lembrar que todos os tempos verbais em inglês têm suas próprias formas contínuas. Por exemplo, o simple past, que é feito de be no passado (was ou were) + o verbo principal com ing. Por exemplo, I was studying when you called me. Outro exemplo, We were playing when it started to rain. Note que "was studying" e "were playing" são o past continuous (ou progressive), o que significa que a ação estava em andamento em algum momento no passado.
Porém, o gerúndio (apenas o verbo com ing) pode ser usado como sujeito ou objeto da frase. Isso se dá porque ele se torna, nesse caso, um substantivo. Veja os exemplos abaixo:
Como sujeito da frase:
1. Saving money is prudent. (Poupar dinheiro é prudente)
Note que usamos o infinitivo em poruguês (poupar), mas o gerúndio em inglês (saving).
Como objeto da frase:
1. Think about saving some money for your vacation.
Note que saving está depois da preposição about.
2. I hate washing the dishes.
Note que depois de alguns verbos, especialmente verbos que tem a ver com gostar, odiar, amar, etc, usamos o verbo com ing, mas isso não significa que ação está em curso. Ele ganha essa forma por ser objeto da frase depois de verbos que assim exigem.
Resumindo:
Ação em andamento: I am playing a video game now.
Sujeito da frase: Playing video games is fun.
Objeto da frase: I love playing video games.
Comentários
Postar um comentário